Logo de Fórum de Qualidade da Madeira
Aguarde um momento o carregamento da página

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Resumos

Caracterização da madeira e de materiais lignocelulósicos visando o seu uso eficiente

AVALIAÇÃO DO BAGAÇO DE MALTE COMO BIOMASSA LIGNOCELULÓSICA PARA PRODUÇÃO DE BIOCHAR

Iara N. Carmona1, Álison M. da Silva1, Vaniele B. dos Santos2, Paulo R. S. de Oliveira1, Kamilla C. A. da Silva3, Allana K. S. Pereira4, Daniel Saloni5, Ananias F. D. Júnior1, Maria L. Bianchi6

1Laboratório de Energia da Biomassa / Universidade Federal do Espírito Santo (LEB/UFES), 2Departamento de Ciências Florestais e da Madeira / Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), 3Escola Superior de Agricultura , 4Escola Superior de Agricultura , 5Department of Forest Biomaterials, North Carolina State University (NCSU), 6Departamento de Química, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

E-mail: iaranobrecarmona@gmail.com

Este estudo teve como objetivo caracterizar o bagaço de malte, um resíduo lignocelulósico gerado na produção artesanal de cerveja, visando avaliar seu potencial como matéria-prima para aplicações termoquímicas, especialmente na produção de biochar. Para minimizar a presença de compostos solúveis que possam interferir na pirólise e nas propriedades do material final, foram aplicados dois pré-tratamentos hídricos: (i) lavagem com água fria (20 a 25 °C) e (ii) lavagem com água quente (80 °C). As amostras foram submetidas a análises de composição química estrutural (extrativos, lignina e holocelulose), imediata (umidade, materiais voláteis, cinzas e carbono fixo) e elementar (CHNS-O). O bagaço apresentou alto teor de extrativos (14,3%), baixo teor de cinzas (3,6%) e teor expressivo de holocelulose (55,9%), características que reforçam sua aptidão para rotas de conversão termoquímica. A análise elementar revelou a predominância de carbono e oxigênio, típica de biomassa lignocelulósica. Os resultados demonstram que o bagaço de malte é um resíduo agroindustrial com elevado potencial de valorização, alinhando-se aos princípios da economia circular e da bioeconomia.

Palavras-chave: Resíduo agroindustrial; Composição lignocelulósica; Espectroscopia FTIR; Pré-tratamento hídrico.


Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa