Caracterização da madeira e de materiais lignocelulósicos visando o seu uso eficiente
INFLUÊNCIA DA POSIÇÃO RADIAL NA RESISTÊNCIA AO CISALHAMENTO DA MADEIRA DE OITO CLONES DE TECAIsabelly K. T. de Oliveira1, Yuri N. da C. Sousa1, Bárbara L. C. Pereira2, Aylson C. Oliveira2
1Faculdade de Engenharia Florestal, Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil., 2Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais e Ambientais, Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil.
E-mail: isabellyoliveira15brmt@hotmail.com
As características estruturais da madeira de teca são fundamentais para a determinação da aplicação final da madeira para os diferentes usos, essa ocorrência é devida principalmente ao fator da madeira ser considerada um material natural, que apresenta muitas variações em nas categorias de umidade, resistência e elasticidade. Por isso, o objetivo foi avaliar a influencia do material genético em relação a posição radial da madeira de teca sendo originadas de um teste clonal que foram exposto a análise de resistencia mecânica, o cisalhamento, sendo o estudo realizado em Cuiabá. As amostras foram originadas de 8 clones de uma plantação em Cáceres, no estado de Mato Grosso. Os resultados da análise de resistência ao cisalhamento mostraram que o material genético influenciou no aspecto de homogenuidade entre os clones, com o clone BT84 tendo valor médio igual a 10,34 MPa, tendo resistência superior ao BT61, com o valor médio de 7,98 MPa.
Palavras-chave: Clones; Mecânica; Resistência ; Teca.
